BrasilCampos GeraisDestaquesParanáPonta Grossa

Pandemia afeta casamentos marcados para 2020

Pandemia afeta casamentos marcados para 2020

 Por: Luana Abrantes

O ano de 2020 será inesquecível para muitos casais de noivos. Este seria o ano ideal, escolhido para a realização de um sonho, mas que devido à pandemia precisou ser adiado e em alguns casos, cancelado.

O casal Amanda Andrade e Ricardo Holowchak, juntos seis anos, havia escolhido o dia 21 de novembro para oficializar a união. Meses antes da festa, já estavam com 90% das despesas pagas, mas resolveram remarcar a celebração oficial. Em conversa, Amanda relatou a dificuldade sobre a tomada de decisão. Disse que consideraram até a hipóteses de a festa ocorrer com um número reduzido de convidados, afim de evitar aglomerações, com o uso de máscara e álcool gel, porém, no final das contas, trocaram de data para dia 03 de abril de 2021, foi a melhor alternativa encontrada pelo casal, já que foi nela, todos os fornecedores contratados estavam disponíveis.

Apesar da mudança de planos, a data inicial não passará em branco, afirma a noiva. Na primeira data escolhida, os noivos celebrarão o casamento civil seguido de um almoço somente para os pais e padrinhos do casal em um espaço aberto de forma mais simples.

Amanda, que além de noiva, é maquiadora, comentou sobre a redução de trabalho devido à escassez de eventos, fato que afetou diretamente as finanças mensais dela e de tantos outros.

Ricardo Kuhn, por exemplo, é proprietário da Personare Decorações e Eventos três anos e afirmou nunca ter visto algo assim. Em tempos normais, a empresa chegava a realizar, em média, 50 a 60 eventos ao ano. “Das festas que tínhamos marcadas, além dos já realizados antes da pandemia, 15 foram remarcadas e quatro cancelados”, relatou o empresário.

bride blond and groom loving couple hugging outside

Forma legal

Como a pandemia é um fato inédito e imprevisível, a advogada Danielle Mendes ressalta que é preciso estar atento as cláusulas contratuais já firmadas. Em caso de nova data,os envolvidos têm um prazo de 12 meses após o fim da pandemia, sem a penalidade de multa para prestação dos serviços contratados, assim como o cancelamento ser solicitado por uma das partes, contratado ou contratante, sem cobrança extra. Todavia,o diálogo é a forma mais recomendada de resolução do que fazer do melhor modo para todos.

Mesmo com as mudanças, noivas e fornecedores, têm as melhores expectativas para 2021. “Achamos que para esse ano, não teria muito clima mesmo por tudo o que aconteceu. Vem um ano novo, as pessoas estarão mais animadas, com saudades de sair de casa, encontrar e celebrar os amigos. Vai ser muito bom!”, completou Amanda.

Ricardo, da Personare, compartilha do mesmo otimismo para a retomada dos eventos e contou ainda que sua agenda de casamentos de vários meses em 2021 está lotada,com duas festas por noite em muitos finais de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *