Campos GeraisDestaquesMundoParanáPonta Grossa

Palestra para alunos de Administração da Secal aborda riscos globais para o meio ambiente

Por Lucas Cordeiro, aluno do 3º período de Jornalismo

Foto: Betânia Lemes
Foto: Betânia Lemes

Na última terça-feira (07), segundo dia da Semana do Meio Ambiente, promovida pelas Faculdades Secal, os acadêmicos do curso de Administração tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo com o professor Dener Giovanini com o tema “Riscos Globais e Impactos Locais”.

O palestrante debateu diversos aspectos ambientais com o corpo discente, entre eles o consumo em excesso de inúmeros objetos desnecessários para a vida do ser humano. Ele enfatizou que “para tornar uma sociedade mais crítica e menos suscetível às enganações que temos no mundo atual, é necessário estarmos atentos às mentiras que as grandes empresas dizem fazer para proteger o meio ambiente”.

Dener focou ainda no aproveitamento das energias sustentáveis, tais como eólica, a solar e as das marés; lembrando que ”por mais que sejam fontes naturais não estão livres de problemas ambientais”. “Por exemplo, a energia hidrelétrica é um recurso natural. É uma forma sustentável de energia por depender apenas dos recursos hídricos, mas nem por isso ela é uma energia que está ausente de problemas ambientais. Os problemas estão em todos os lugares, temos que tentar encontrar essas respostas em meio às energias alternativas, onde sejam mais utilizáveis e com um custo ao consumidor um pouco menor, para que elas possam ser popularizadas, pois nada adianta criarmos políticas energéticas, que vão favorecer somente uma parte da população de uma classe econômica com o poder aquisitivo maior. É preciso que você democratize o acesso de fontes de recursos renováveis”, afirmou o professor.

Impactos no planeta

Quando perguntado sobre os impactos ambientais que a poluição, seja ela qual for, está trazendo para o nosso planeta, Giovanini explica que todos os países sofrem os impactos devido à ação do ser humano. Disse ainda que o Brasil possui uma oportunidade de criar uma solução que seja uma resposta a esses problemas, por ser uma nação que ainda não tem um modelo de desenvolvimento econômico consolidado, onde se pode repensar. “Caso não mudemos nossa forma de nos relacionarmos com o meio ambiente infelizmente passaremos as mesmas dificuldades que os outros países já passaram”, enfatizou.

Trabalho de consciência

Rúbia Carla Santi, coordenadora do curso de Administração das Faculdades Secal, destacou a importância da Semana do Meio Ambiente promovida pela Instituição de Ensino para os futuros administradores, onde as questões ambientais estão sendo discutidas em todo o Brasil. “O acadêmico de Administração não pode sair dessa graduação sem essas competências e habilidades porque são discussões contemporâneas da nossa realidade. Nós temos que discutir o meio ambiente, o que nos afeta e como teremos que trabalhar essas questões de forma legal e profissional dentro da empresa”.

A Semana do Meio Ambiente, promovida pelas Faculdades Secal, continua até a próxima sexta feira dia 10 de junho. Para saber outras informações basta acessar o site www.secal.edu.br ou ainda a página do Facebook “Jornalismo da Secal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *