Além da natureza, os eventos de negócios atraem mais pessoas para a região
Por Stefhani Romanhuk e Alexander Mauricio
A Princesa dos Campos é reconhecida nacionalmente pelas suas belezas naturais. A lista é cheia de opções para os aventureiros ou aqueles que têm um pouco de espírito bucólico dentro de si. A Vila Velha e o Buraco do Padre são os destaques da região no ecoturismo. Além disso, o desenvolvimento do turismo de negócios é uma modalidade em franca expansão.
O crescimento do turismo em Ponta Grossa deve-se ao interesse da inciativa pública e privada. A gestão do Buraco do Padre, por exemplo, é particular e tem uma das melhores estruturas para receber os visitantes. A trilha principal tem acessibilidade para pessoas com deficiência de locomoção.
Um dos símbolos do estado, tendo cerca de 75 mil visitantes ao ano, a Vila Velha é administrada pela inciativa pública e é o principal atrativo natural, bastante estudado devido suas formações rochosas de 300 milhões de anos. Um diferencial é o passeio noturno em noites de lua cheia, que permite a caminhada sem a utilização de lanterna, para um novo tipo de experiência no parque.
O turismo de negócios tem sido outro carro-chefe na cidade. O professor de turismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e dono de uma agência de viagem, Paulo Stachowiak, explica que é possível mensurar essa importância pelo movimento do aeroporto Sant’Ana. “Nós temos um parque industrial que está crescendo muito, então mais pessoas estão vindo a Ponta Grossa. A gente observa isso pelos voos da Azul, durante um período do mês eles colocaram dois voos no dia, isso significa que o turismo de negócios está bem movimentado”, explica.
Além disso, a demanda do mercado de trabalho para turismólogos também cresce, com investimentos vindos do ramo de hotelaria, eventos e agências de viagens. Porém, o professor aponta que há uma dificuldade em encontrar pessoas qualificadas para o trabalho. Um dos problemas, segundo ele, está na falta de mais de um idioma. “Só o diploma não basta, o mercado busca diferenciais, a postura pessoal é importante” afirma Paulo.
O turismo move a economia de muitos países, ele é rentável quando bem organizado e estruturado. Em Ponta Grossa é realizado o Salão de Turismo, evento que promove e dá visibilidade aos atrativos da cidade, é uma das formas valorizar a região e fazê-la crescer “É importante ter não só o Salão, como palestras, oficinas e outras coisas que possam vir agregar e a movimentação ficar maior” ressalta o professor.