Por: Maryellen Ferreira Nogaretti
O mercado de trabalho da tatuagem vem crescendo muito rápido nas últimas décadas, uma profissão antes discriminada, que hoje vem contando com inúmeros profissionais de respeito. E as mulheres vem ganhando muito destaque e conquistando cada vez mais espaço nesse.
A tatuadora Vanessa Costa conta que para ela não foi muito difícil ingressar no mercado de trabalho. “Não enfrentei grandes obstáculos para ser aceita na profissão por ser mulher, acredito que a diversidade dentro da tatuagem evoluiu muito nos últimos anos”, conta a tatuadora.
Para Vanessa, essa facilidade que as mulheres tem de ingressar na profissão hoje em dia, deve-se a vários nomes de mulheres proeminentes no ramo da tatuagem a décadas atrás, mulheres que segundo ela, enfrentaram o preconceito, exclusão, precisavam usar materiais estragados, entre outras dificuldades.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que no Brasil, cerca de 45% dos profissionais são mulheres. Vanessa conta que o mercado de trabalho tem crescido muito para as mulheres, “o mercado tem cada vez mais espaço para tatuadoras, cresce o número de estúdios onde trabalha ao menos uma mulher, se não for composto só delas, bem como muitas pessoas optam por ser tatuadas por mulheres”, conta a tatuadora. Algumas das características que fazem as pessoas procuraram mais as mulheres para tatuar são, dedicação, calma, firmeza e delicadeza nos traços.