Mestre e professor de Geografia apresenta a importância de discutir as relações sociais através do espaço geográfico
Por Hurlan Jesus
Professor William Hank é o autor do livro Zonas de Sentido. A obra é o fruto de sua pesquisa de mestrado. Foto: Arquivo Pessoal
William Hanke, professor, mestre e doutorando em Geografia comenta sobre seu livro Zonas de Sentido. O livro foi publicado em 2019 sendo o resultado do mestrado de William do curso de Geografia. “Esse trabalho é um fruto de uma caminhada acadêmica que eu venho fazendo com p Grupo de Estudos Territoriais (GETE) da UEPG. Eu costumo falar que este trabalho na verdade é um trabalho coletivo. Tem o meu nome como autor, mas tem muitas pessoas engajadas, que trabalharam juntos, assim como as pessoas que participaram nas entrevistas”, comenta o professor.
O objetivo do livro, segundo William Hanke, é abordar questões da área da Geografia com outros temas importantes para a sociedade. “O objetivo deste livro é apresentar as várias questões peculiares dentro da área da Geografia. Então, a Geografia tem uma ramificação muito ampla de temas, e dentre eles, temas como gênero, sexualidade e múltiplas identidades”, acrescenta William.
William Hanke destaca que o papel da Geografia é entender e compreender as relações sociais através do espaço geográfico. “É preciso compreender também as questões identitárias. Este livro tem a tendência de abordar as questões sobre diferentes identidades, e como os espaços vivenciados por essas pessoas acabam construindo um espaço de conforto e desconforto por meio das questões identitárias”, conclui.
O livro é fruto da dissertação de mestrado de William que durou aproximadamente dois anos, tendo como referência as pesquisas feitas no mestrado de pós-graduação da UEPG, com a orientação do professor Marcio José Ornat.Zona de Sentidos está disponível nas maisdiversas livrarias de Ponta Grossa,e disponível digitalmente.