Campos GeraisParanáPonta Grossa

Liga de Futebol de Ponta Grossa leva equipes dos Campos Gerais para disputar a taça

Por: Vinicius Machado

Diversas equipes já disputaram o tradicional certame do futebol amador ponta grossense

A Liga de Futebol Amador de Ponta Grossa, uma das mais antigas do sul do Brasil, é disputada desde 1928, e já está próximo da centésima edição. A competição inicia em setembro e termina em dezembro. Ela possui oito jogos na primeira fase, e na sequência mata-mata, até chegar a grande final, que é jogo único. O campeonato já teve passagem de tradicionais equipes de Ponta Grossa (como o Operário) e da região, como o Pinheiral Esporte Clube, da cidade de Palmeira (vice-campeã paranaense em 1939). O América Ponta Grossense já levantou a taça 26 vezes, sendo o maior campeão do torneio. Outro dos mais importantes times da cidade, o Guarani, levou o caneco em quatro oportunidades.

Além de equipes de Ponta Grossa, o campeonato também conta com a presença de equipes de fora do município: Frísia (Carambeí), União Tibagiana, Ypiranga e Pinheiral (ambos de Palmeira) e Ipiranga (do município homônimo).

Nessa edição, a equipe representada por Carambeí busca o terceiro título, e conta com dois jogadores profissionais no elenco: Everson Kubiski, mais conhecido como Lisa e Rafael Peixoto, ambos com passagens pelo Operário.

Para Lisa, ela ‘’é a única competição de futebol de campo da nossa cidade, onde disputam várias cidades vizinhas, isso dá oportunidade para atletas mostrarem seus talentos e quem sabe despertar interesse de algum clube ou empresário’’.

O jogador também lembra de como o futebol ajuda na saúde. ‘’O mais importante a promoção da saúde, inúmeras pessoas praticando atividade física fazendo o que mais gostam que é jogar o futebolzinho(sic) do fim de semana’’, finaliza.

Dia de jogo

Como os jogos ocorrem aos domingos e principalmente de manhã, pois, os jogadores já começam com a rotina bem cedo. Rafael Peixoto, que disputa a competição, e tem experiência em duelos, afirma que acorda pensando no jogo e que ‘’tudo começa mais cedo’’ nos dias das partidas.

Peixoto destaca a competição. ‘’A experiência nos jogos no amador está sendo boa, ainda mais pelo time do Carambeí que tem muita qualidade e parceria’’. E lembra do hábito que a população ponta-grossense tem sobre o esporte. ‘’Ponta Grossa gosta muito de futebol, e por isso a disputa é grande no amador e nos clubes’’, finaliza.

Além deles, o Frísia Carambeí está com o time base que foi campeão em 2020, alguns remanescentes da conquista em 2013 e do vice em 2017, e o mesmo técnico: Carlos Alberto Besten. E nesse ano, a equipe continua como favorita para levar a taça, com uma grande sequência de vitórias na fase de grupos, incluindo goleadas.

Mudanças chegando

O presidente da liga, Romildo Freitas, assumiu o cargo nesse ano, e afirmou que a partir do ano que vem a liga terá mudanças. ‘’Estamos reestruturando a liga para que o ano que vem seja mais forte e com maior visibilidade na região’’ –  disse Romildon, que também citou a importância das equipes da região: ‘’eles engrandecem o campeonato’’.

Freitas também frisou que o campeonato pode ter uma versão com times de base nas próximas edições. ‘’Campeonato sub-17 com o apoio da prefeitura e da secretaria de esportes já está apalavrado’’, completa.

O jovem Rodolpho Bowens, jornalista e que joga o campeonato pelo W3, lembra a importânciado campeonato para os atletas. ‘’Jogar o amador pode ser ingresso pra algum clube ou até o Operário’’. E também lembra do espírito esportivo da liga.‘‘Para a região traz visibilidade e também faz conhecer jogadores e fazer amigos, o espírito esportivo’’. No campeonato, além de ser um dos principais jogadores do elenco, também foi eleito o melhor da partida no duelo Vila Velha x W3, em um quadro do portal Do Rico ao Pobre (DRAP). Bowens foi jogador das categorias de base do Operário e do Internacional de Porto Alegre.

Nessa edição, o Frísia Carambeí busca mais um título e lidera o campeonato, que nessa edição conta com 19 times. Outras equipes favoritas para a disputa do título são o Palmeiras, Ajax, W3, Clube Verde e América.

O certame tem a cobertura do evento realizada pela imprensa local, como as emissoras de televisão TV Educativa de Ponta Grossa (que conta com mesa redonda, análises e comentários) e a Rede Massa com o programa Show de Bola, ambos comandados pelo apresentador Cândido Neto, além do portal de futebol DRAP e o Net Esporte Clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *