Ponta Grossa

Já pensou em adotar um animalzinho hoje?

74% das pessoas que adotaram um animal de estimação relataram melhora na saúde mental

Elena Silva

Adotar um animalzinho é um ato de solidariedade, mas, além disso, diversos estudos apontam que a presença dos pets pode auxiliar a saúde mental de seus tutores evitando casos de depressão, ansiedade e estresse.

Segundo o estudo realizado pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI) com 2.000 pessoas e seus pets, 74% das pessoas relataram melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu animal de estimação. Igualmente se ressalta a existência de animais treinados para ajudar no tratamento da depressão e de outras doenças. Alguns são utilizados, inclusive, para proporcionar mais qualidade de vida e reduzir o estresse e a depressão em pacientes hospitalizados, devido ao seu “efeito terapêutico”.  Delirce Batista possui duas cachorrinhas adotadas e relata que a presença de Arya e Pretinha trazem muita alegria, companheirismo e ânimo para seu dia a dia. “Com elas por perto nossos dias são mais leves e felizes, em nossa casa”.

Os animais, em especial os cães, são extremamente fiéis e leais, eles acompanham o tutor praticamente o tempo todo e ficam por perto nos momentos tristes e felizes. Também se observa que conviver com um animal colabora com a socialização com outros humanos, já que ele proporciona a pessoa uma vida mais comunitária, passeando na rua, parque e em locais de convívio social. Muitos tutores se tornam mais ativos fisicamente ao adotarem um animal. A necessidade de levar o bichano para passear, também traz benefícios a saúde física e mental do tutor, pois tomar Sol, estar ao ar livre faz bem para todo mundo.

Se você está disposto a fazer o bem para um animalzinho que esteja pronto para adoção, deverá analisar o tamanho do animal em relação ao tamanho da casa ou apartamento. Se tiver crianças em casa, certifique-se de que o futuro pet não represente riscos a elas e de que terão uma convivência tranqüila e agradável. Claudete Mesquita dos Santos voluntária de uma ONG de adoção em Ponta Grossa (PR) ressalta a importância da adoção e incentiva a todos terem um pet na família. “É muito bom ter um animalzinho em casa e melhor ainda se vier de uma adoção, pois estará salvando a vida de um serzinho”.

Fonte: https://blog.psicologiaviva.com.br/pet-e-saude-mental/