A tecnologia que movimenta o mundo atualmente, ajuda no isolamento social, porém tem seus defeitos

Por Lucas Portela

A internet serve de ferramenta de grande utilidade em tempos de pandemia como a que o planeta passa atualmente, além de movimentar bilhões todos os anos em serviços de banda larga e produtos eletrônicos. O Brasil por ser um país subdesenvolvido, ainda conta com milhões de pessoas sem acesso à rede e,por isso, há certos grupos de pessoas que não estão acostumados com essa tecnologia e podem sofrer para se conectar.

A tecnologia e sua evolução nos últimos 20 anos, têm possibilitado uma série de experiências para a sociedade que ajudaram muito no desenvolvimento das relações humanas, principalmente à distância. A internet foi a maior mudança na vida das pessoas, com ela conseguimos realizar várias tarefas rapidamente e com muito mais facilidade do que antigamente.

pexels-roberto-nickson-3082341

Apesar de no começo ser um artigo de luxo, a internet foi um marco para a história, assim como toda novidade no mundo, no início sempre será menos acessível a todos e ao passar do tempo a novidade se torna mais popular e barata.

O que a tecnologia proporciona

O psicólogo clínico, psicoterapeuta e divulgador científico Derek Kupski Gomes afirmou que é um assunto complexo, ainda mais nesse momento, porque ao mesmo tempo que a internet pode ser muito útil no sentido de que as pessoas se isolem socialmente, querendo ou não a internet possibilita o desenvolvimento de um quadro de dependência por jogos eletrônicos e redes sociais, por exemplo.

pexels-soumil-kumar-735911

“É uma faca de dois gumes. Realmente a internet possibilita que as pessoas mantenham contato com os familiares, amigos, via chamada de vídeo, texto, áudio e isso eu acho que é bem positivo para prevenir transtornos mentais, porém, por outro lado, acaba também gerando um comportamento excessivo em jogos eletrônicos ou outros aspectos envolvendo a internet”, disse Derek.

Ainda segundo o psicólogo, uma parte da população tem conseguido se conectar mais facilmente na pandemia e outra parte acabou ficando mais distante, especialmente os idosos que tem mais dificuldade para manejar a tecnologia. Esses grupos que têm menos facilidade em enviar uma mensagem, para interagir via aplicativos, por exemplo, tendem a ficar mais isoladas na pandemia.

É por causa da internet que hoje em dia conseguimos falar com parentes, amigos, familiares e até desconhecidos de muito longe e até do outro lado do planeta. Isso é algo que pode suprir a ausência de alguém que não pode estar perto no momento, mesmo que artificialmente.

A importância da internet no Brasil

Para se ter uma noção do quão grande é o setor da tecnologia e da internet, e o que isso movimenta, segundo um estudo da NeoTrust, publicado pelo G1, o comércio eletrônico faturou R$ 75 bilhões no Brasil em 2019, ou seja, as pessoas estão muito mais conectadas hoje em dia do que a dez anos atrás.

Por outro lado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC), divulgada em abril de 2020 pelo IBGE, mostra que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. Em números totais, isso representa cerca de 46 milhões de brasileiros que não acessam a rede.

O jornalista e doutor em Ciências da Comunicação, Ben-Hur Demeneck, disse que é preciso lembrar que milhões de brasileiros não dispõem de acesso à internet e isso é muito importante, porque a televisão, o rádio e a imprensa continuam essenciais para conectar os brasileiros com temas da atualidade, a começar pelas orientações da saúde pública no enfrentamento da pandemia.

Ben-Hur disse ainda que a pandemia trouxe várias descobertas para quem utiliza a internet de forma inteligente. A criatividade também foi aflorada nas pessoas por conta das diversas possibilidades de aprimoramento pessoal. “Quem contou com internet e teve a oportunidade de cumprir a quarentena, conseguiu ser mais criativo e resiliente graças às tecnologias de informação e comunicação. Mais que compartilhar fotos de pão quente feito em casa, muita gente redescobriu o valor dos diários e se reencontrou na leitura de um livro de muitas páginas”, afirmou o jornalista.

Comentários

comments

By admin

1.454 thoughts on “Internet ajuda pessoas a se reconectarem na pandemia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *