Por: Fabrizio Reusing
O “esporte da bola pesada” como é popularmente conhecido pelos praticantes, vem crescendo muito não só no Brasil como no mundo inteiro. A última Copa do Mundo de Futsal, realizada em 2021, foi a Copa de maior audiência somando todos os países na história e teve Portugal conquistando seu primeiro título. O Brasil vem evoluindo a cada ano principalmente na sua competição nacional e com os seus estaduais, que são realizados todos os anos.
O campeonato estadual mais equilibrado do país é o paranaense, que a cada ano tem mais candidatos ao título e leva mais torcedores aos ginásios. Isso se deve muito ao grande investimento do estado, que está lutando a cada dia mais para tornar seus times uma potência na modalidade. Com esse investimento o futsal paranaense tem sido cada vez mais protagonista na Liga Nacional de Futsal, com equipes como Pato Futsal, Cascavel FC, Campo Mourão, Foz Cataratas entre outros times que vem sendo importantes nesse crescimento do estado na modalidade.
Nos anos de 2018 e 2019, o futsal paranaense foi bicampeão brasileiro com a equipe do Pato Futsal, conquistando os títulos contra o Atlântico de Erechim e o Magnus Futsal respectivamente. A equipe do Pato é um grande exemplo de gestão de um clube, que há anos vem figurando como um time muito importante no campeonato paranaense, e na última década, conquistou duas vezes a o Brasil de forma consecutiva. Esses títulos mostraram de vez a relevância do futsal do nosso estado a nível nacional e também puderam expor ao Brasil toda a eficiência de um investimento correto com grandes resultados.
Neste ano, o “torcidômetro” da Liga Nacional apontou três equipes do Paraná entre as dez maiores torcidas do Brasil, são elas: Pato Futsal (4º lugar), Campo Mourão (8º lugar) e Cascavel FC (10º lugar). Isso mostra a força do torcedor do nosso estado, que a cada ano vem consumindo mais o esporte e acompanhando mais o time da sua cidade. O apoio da torcida local é muito importante para as equipes de futsal, pois com isso além do apoio dentro da quadra, os clubes renda de público nos jogos em casa.
Segundo o atleta do Ampére Futsal, Dudu Taborda, o crescimento do futsal paranaense influencia muito na condição de emprego, estrutura para os atletas trabalharem e a maior quantidade de patrocinadores, tanto para os jogadores quanto para os clubes.
Atualmente o campeonato paranaense contém três divisões: série ouro, série prata e série bronze. Para Dudu, o crescimento rápido do futsal em nosso estado se deve muito a quantidade de clube atuando nas competições paranaenses e o apoio do torcedor para as equipes locais, como a cidade de Pato Branco que abraça as equipes tanto masculinas quanto femininas da cidade.