Por: Renato Pitela

Jacqueline Mattos escreve literatura infantil; seus livros são baseados em experiências e sentimentos pessoais

Jacqueline Mattos, jornalista e professora ponta-grossense, publicou recentemente seu sexto livro infantil: “Lara, o mar e a tartaruga”. A obra foi lançada pela editora InVerso, em julho de 2021.

O livro narra a história de Lara, uma menina que está de férias no litoral paranaense e vive uma experiência diferente. Em um passeio à beira-mar, à noite, com sua família e amigos, viu algo curioso e impressionante. O fato provocou vários sentimentos no coração da menina.

Encantamento, luto e consciência ecológica são questões abordadas no decorrer da obra. Essa combinação de sentimentos faz com que ela se desenvolva como uma pessoa preocupada com questões ambientais.

Todos os livros de Jacqueline abordam questões sociais, com um fundinho de lição para a vida, inclusive para os adultos. Jacque faz questão de colocar sentimentos e doçura em cada palavra que escreve, tornando a experiência da leitura única e memorável.

Obras de Jacqueline Mattos

Jacqueline Mattos também é autora dos livros: “Caco Adotado: um gato malhado e muito mimado!”; “História de passarinho”; “O dia em que troquei de mãe”; “A riqueza das emoções” e “A Riqueza da doação”. Além desses e de “Lara, o mar e a tartaruga”, Jacque participou de uma coletânea de crônicas de vários autores (Textos sentidos).

Curiosidade

A escritora conta que “A História de um Passarinho” é uma narrativa que o pai dela lhe contou.

Já “Caco Adotado: um gato malhado e muito mimado!” é uma história que aconteceu com a filha dela e fala da importância da adoção consciente.

Sempre atenta

Jacqueline toma tanto cuidado com suas obras, pois, entende que é preciso ter respeito pela infância. “Como pais e professores temos que cuidar com o que colocamos nas mãos das nossas crianças. Queremos muito que eles tenham apreço pela leitura, portanto, acabamos entregando em suas mãos qualquer livro com título infantil e nem sempre cuidamos do que está sendo consumido por eles”.

No mesmo sentido da qualidade do livro, Jacque salienta a importância das ilustrações. Considerando que quem vai consumir são as crianças do infantil ao 5º ano, as imagens precisam ser muito bem feitas e devem conversar com a parte escrita.

Especialmente, porque se a história for contada numa sala de aula ou pelos pais, por exemplo, quando a criança olhar a imagem precisa sentir e entender o que foi lido.

“A ilustração é essencial para a literatura infantil. Ilustradores(as) precisam ter uma sensibilidade aguçada para representar as palavras em imagens”, disse a autora.

A paixão pela literatura

Jacque se apaixonou pela literatura infantil a partir do contato diário com crianças e livros. “Como professora, sempre contei histórias e fui responsável por mediar a leitura em sala de aula. E me encantava com as capas, as ilustrações, as biografias de autores, as histórias… Em alguns momentos me distraía e os alunos protestavam pedindo para eu continuar”.

“Já vivi inúmeras emoções e alegrias com a literatura. Cada livro publicado traz suas surpresas, reações e experiências. Com formação em comunicação social e educação foi possível agregar as duas áreas que trazem linguagens ricas e complementares”, completa a autora.

A autora não pretende parar de escrever tão cedo, inclusive já tem um livro que deve ser publicado no ano que vem. Essa nova obra fala sobre sustentabilidade. Para o futuro também pretende escrever poemas e crônicas.

Perguntada sobre qual a sua dica para incentivar as crianças a lerem mais, disse que o exemplo é o principal motivador. Ou seja, se os pais lerem perto da criança ou para ela, esse gosto vai se desenvolver ao longo do tempo.

Comentários

comments

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *