Por: João Vitor Maciel
Associação de Moradores do Jardim Esplanada tem feito um trabalho em prol das crianças e mulheres. No esporte, o time feminino já é sucesso em campeonatos estaduais e nacionais
O projeto Meu Bairro Melhor (MBM) do Jardim Esplanada, Ponta Grossa, Paraná, vem há quatro anos organizando eventos, festas e trabalhando pela comunidade local. O destaque é das modalidades esportivas, as quais já obtêm diversas conquistas em campeonatos regionais, estaduais, e até mesmo, nacionais. Principalmente a equipe feminina de futsal, a qual cresceu tanto nos últimos anos, que a associação teve de abranger também para o futebol feminino de campo, o qual a o time, que é um dos únicos da Princesa dos Campos que não é profissional, disputa grandes campeonatos, ficando atrás, apenas do Clube Feminino de Futebol do Operário (OFEC).
As equipes são divididas em três categorias: categoria adulta, sub-15 (foto 1) e sub-18 (foto 2), com 50 atletas no total. Os treinos ocorrem no Society da comunidade e no campo do Padre Carlos e do IBERÁ, ambos em forma de parcerias.
Para participar dos campeonatos fora do município, o time feminino de futsal e futebol realiza arrecadações de doações espontâneas para custear o deslocamento até as cidades e regiões onde são realizados os torneios e eventos esportivos. Para a atleta de apenas 16 anos do sub-18, Nicole Gabriele de Vaz Ferreira, participar desse projeto é muito importante para sua vida social. “Já faço parte do Meu Bairro Melhor há quatro anos. Neste período pude aprender muitas coisas, como jogar futebol de campo, futsal e society”, disse.
Educação
A Associação de Moradores do Jardim Esplanada ainda conta com uma estrutura para cursos preparatórios para vestibulares, informática e artesanato. Há ainda um projeto de zumba gratuito para mulheres (foto 3), e capoeira comunitária (foto 4) para jovens e adultos.
Para Marcelino Chamorro, presidente da associação, estes projetos agregam benefícios a toda comunidade, em especial a crianças e adolescentes. “Com esse trabalho, nós estamos tirando nossos pequenos das ruas, onde existe em muitos lugares o consumo de drogas. Fornecemos opções e alternativas para que todos possam praticar e aprender novas coisas”, disse.
Marcelino ainda falou sobre a falta de apoio por parte do Poder Público para com projetos sociais em bairros da cidade. “Nós trabalhamos em uma brecha que o Poder Público deixa. É uma parte da população que é esquecida, onde desenvolvemos estes projetos e temos bons resultados, principalmente, em relação aos esportes”, ressaltou.
10
п»їpharmacie en ligne france https://kamagraenligne.shop/# acheter mГ©dicament en ligne sans ordonnance