Silvia Ajuz Ferreira
O curso de Jornalismo das Faculdades Secal promoveu na quarta-feira (27), um workshop de fotografia com celular e técnicas de enquadramento em reportagens cinematográficas. As oficinas aconteceram dentro do “Diálogos em Comunicação”, evento mensal que reúne profissionais da área jornalística e acadêmicos para troca de experiências.
Na oficina de fotografia comandada pela professora Thaís Ferreira, os acadêmicos puderam colocar em prática as dicas de como conseguir capturar uma boa imagem, observando critérios como o ângulo e a intenção da fotografia. Segundo Thaís, existem algumas dicas fundamentais para uma boa foto. “Primeiro o fotógrafo precisa conhecer todas as técnicas e procedimentos da fotografia, bem como o equipamento que ele está utilizando para aí então verificar quais são as possibilidades. Antes de tudo, a fotografia precisa ser pensada e é aí que entra o olhar do fotógrafo”.
Durante a oficina de vídeo, dirigida pelo professor Igor Kreinski, os futuros jornalistas puderam experimentar a sensação de apresentar uma notícia ao vivo, além de aprenderem noções de enquadramento, iluminação e captação de som. “Para fazer uma boa reportagem, não adianta só ter um texto excelente, vai depender do enquadramento, das imagens e da seleção destas imagens no momento da edição”, afirmou Igor.
A experiência agradou aos alunos, como relata a acadêmica do 3º ano de Jornalismo, Érica Gonçalves. “A ideia das oficinas foi muito produtiva porque a gente teve um contato real com aquilo que nós vemos na teoria. Foi legal porque você pode pensar e aprender como que se chega àquela imagem”.
As oficinas foram propostas com o objetivo de trazer interação e tornar o aprendizado mais dinâmico, além de proporcionar a aproximação dos acadêmicos diante da realidade da profissão.