Por: Elena Silva
A origem do vinho
A origem do vinho é um grande mistério.Existem muitas lendas, mas é impossível precisar o surgimento da bebida. Os cristãos acreditam que a criação do vinho foi feita por Noé. Já os egípcios foram os primeiros a retratar a produção do vinho. Os gregos eram verdadeiros entusiastas da bebida, eles acreditavam que a primeira taça era para o corpo, a segunda para a mente e a terceira para o amor. Os romanos foram os responsáveis por espalhar parreirais pela Europa. E os francos que deram origem ao povo francês, começaram a produção da bebida em monastérios.
Vinho mais antigo do mundo
O vinho mais antigo do mundo está no Museu Histórico do Palatinado em Speyer, na Alemanha. Ele foi recuperado de uma sepultura romana em 1867, mas acredita-se que a bebida seja do ano de 325 e não é apto para degustação. Já o vinho comercial mais antigo e disponível para consumo é de 1735, o Porto Hunt’s de Portugal e custa em torno de UU$ 11.743.
Benefícios para saúde
Muito se ouve que o vinho faz bem para a saúde, inclusive rainha Elizabeth II consumia a bebida com regularidade. Cientificamente o vinho traz benefícios como ação antioxidante preservando tecidos, previne danos nas artérias, reduz formação de coágulos sanguíneos e aumenta os níveis do colesterol bom, o HDL.
A produção do vinho
Marcelo Sozim (37), engenheiro agrônomo e técnico responsável pela produção de vinho na Chácara Sozim, na região de Ponta Grossa, comercializa o produto de forma artesanal, mas ressalta que ainda em 2023 a vinícola ficará pronta e a comercialização poderá ser feita fora da propriedade. Todo o processo de colheita da uva, fermentação, envase e venda tanto do suco como o do vinho é feito dentro da propriedade.
A Chácara Sozim comercializa também a uva in natura e está presente em um dos mais tradicionais eventos de Ponta Grossa, a Feira da Uva, que ocorre todos os anos no mês de janeiro.
Consumo
Para Valéria Rossi (30), os itens a serem considerados na compra de um vinho são o preço, açúcar residual e o tipo da uva. Já para Antônio Eroni (76), a origem e qualidade do produto são os principais requisitos para degustação e compra. E Higor Costa (25), considera a opinião e sugestão de outras pessoas sobre qual vinho consumir.