Por Kelly Kuki

A revista “Centraal Mandblad” foi fundada em outubro 1954 como uma forma de manter os imigrantes holandeses das colônias ABC formada por Arapoti (A), Batavo (Carambeí – B) e Castrolanda (C) e continuar o elo ou a união das pessoas holandesas através das noticias de cada colônia. Na época era o meio de comunicação e divulgação do desenvolvimento agropecuário e social de cada região.

capa Edição 01 CentraalFoto Edição Centraal

Em 26 de novembro de 1999 foi fundada a Associação Cultural Brasil Holanda (ACBH) e a partir desta fundação a revista “Centraal Mandblad” passou a ser chamada “De Regenboog” (arco íris em holandês). A revista compartilha as atividades e assuntos culturais, sociais, educativa, religiosa, técnica e de produção de cada colônia. Com edição mensal, é mantida através de assinaturas anuais e com o patrocínio de firmas parceiras. Atualmente é a única no Brasil editada em holandês e com algumas matérias em português.

Capa 1999 inicio De RegenboogFoto Capa 1999

A ACBH continua composta pelas Cooperativas fundadoras  e também com a entrada das mantenedoras que são as Sociedades Recreativas/Clubes, os Parques Históricos das ABC, o Centro Cultural de Castrolanda e as Escolas Evangélicas das três comunidades: Carambeí, Castrolanda e Arapoti.

A Associação se esforça para continuar com a valorização das raízes culturais, fortalecer os laços entre as comunidades e as relações culturais com a Holanda e preservar o patrimônio histórico artístico e cultural holandês e brasileiro para as gerações futuras.

Carambeí, Castrolanda, Tibagi, Arapoti no Paraná, Holambra e Campos de Holambra em São Paulo, Não me Toque no Rio Grande do Sul e Maracaju no Mato Grosso, cada uma dessas localidades tem os seus correspondentes para melhorar os contatos e conteúdos da revista.

Ruth Los Kiewiet, responsável pelos anúncios da revista há 17 anos fala com orgulho como é fazer parte da publicação: “Sou bisneta de uma das famílias pioneiras de Carambeí. “Me sinto orgulhosa em fazer parte deste pioneirismo e dessa revista que é parte da nossa história”.

A Associação tenta preservar as suas raízes através da revista De Regenboog, e também com eventos culturais, grupo folclórico holandês e com o projeto Global Integration que possibilita aos jovens por meio de um período de estudos ou trabalho no exterior, ter a oportunidade de abrir seus horizontes e aprender a valorizar sua própria cultura e também receber estudantes que venham acrescentar no ramo agropecuário e interagir em nosso meio.

Comentários

comments

By admin

723 thoughts on “DE REGENBOOG: SOMOS BRASIL E HOLANDA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *