Por: Eduardo Pereira Vaz
O ‘Anjos da Beleza’ é uma iniciativa de um instituto privado em parceria com a APAE Ponta Grossa e parceiros
“Criado com objetivo de propiciar um futuro melhor!”, é assim que o empresário e barbeiro João Diniz define o projeto ‘Anjos da Beleza’. Idealizado em 2020, e colocado em prática enquanto muitos lutavam contra a crise gerada pela pandemia de Covid-19, o projeto social oferece, gratuitamente, um curso prático de barbearia para alunos da APAE Ponta Grossa.
Com aulas iniciadas em junho de 2021 e a perspectiva de uma futura contratação ou encaminhamento ao mercado de trabalho, Lucas e Roberto, alunos da APAE, foram os primeiros escolhidos para o pontapé inicial do ‘Anjos’. “A profissão de barbeiro é universal e nunca será substituída completamente pelas máquinas. Assim, todos os alunos que passarem pelo projeto já terão uma formação profissional que poderá garantir o próprio sustento no futuro”, afirma o idealizador, João Diniz.
‘Anjos da Beleza’ é um dos projetos sociais do Instituto Jhonn Barber, que também participa constantemente de ações, como jogos beneficentes, além de ter realizado uma campanha de arrecadação de verba para o tratamento de um jovem com câncer e ter feito a doação de um drone para a Polícia Civil visando a melhoria da segurança pública local, após um furto na sede do Instituto. O projeto é mantido pelo próprio empresário e com a ajuda de empresas parceiros, que doam parte dos materiais utilizados pelos alunos. “Não cobramos nada deles, e nem é nossa intenção. Corremos atrás de empresas parceiras, que entendam a importância do que estamos fazendo, e que nos ajudem a manter o ‘Anjos’ funcionando”, explica Diniz. “Ah, e não recebemos também nenhuma verba pública para custear o curso”, reforça.
A ação social é considerada pioneira em todo o Brasil pela Federação das Apaes, devido ao trabalho de inclusão social e também no mercado de trabalho de jovens e adultos com deficiência. Para o presidente da APAE Ponta Grossa, Laerte Bttencourt Filho, o projeto é a garantia de um futuro para os alunos participantes. “É um projeto com um futuro bem promissor e é importante que as pessoas reconheçam e apoiem essa iniciativa. Ela garante que os jovens com deficiência cheguem à vida adulta tendo uma profissão certa, podendo ganhar o seu próprio sustento”, afirma.
Em agosto deste ano, ‘Anjos da Beleza’ foi reconhecido como um projeto de relevância e recebeu um mérito oferecido pelo Distrito 4730 do Rotary Club de Curitiba Sítio Cercado. O diretor da fundação Rotarya do Sítio Cercado, Lucas Baptista, ressalta o reconhecimento e a importância do trabalho desenvolvido com os jovens da Apae Ponta Grossa. “O Rotary é uma organização internacional, está presente no mundo inteiro, e estamos sempre buscando alguma forma de acrescentar à comunidade. O projeto cumpre essa função social, com seriedade. Por isso fizemos este reconhecimento pelos serviços prestados”, explica.
O curso com os alunos dura cerca de um ano e deve ganhar novos participantes em breve. “Vamos crescer, sim!”, vibra Diniz. “Com muito esforço, conseguimos colocar em prática e sair do papel. Com as pessoas conhecendo o projeto, espero que em breve consigamos expandi-lo para mais alunos e garantir o futuro de mais jovens da APAE Ponta Grossa e, quem sabe, do Paraná e de todo o Brasil”, finalizou
Foto: Reprodução / Arquivo Instituto Jhonn Barber