Por: Alan Cristian/7.ºPeríodo

Atletas de e-Sports são conhecidos por terem reflexos rápidos, serem muito competitivos, além de possuírem grande determinação nos campeonatos. Conheça o meio competitivo dos e-Sports.

Contexto da carreira de atleta de e-Sportes

A profissão exige muito profissionalismo, pois os jogadores precisam entender todos os conceitos, estratégias, e regras, literalmente “viverem o jogo”, para atingir a vitória, pois não é tão diferente de um atleta de futebol, com treinos e vários contratos de patrocinadores, por exemplo, e alguns também atuam como streamers para ajudar no avanço da carreira e divulgação de futuros campeonatos. Em certos casos as suas reputações são feitas a partir de pontuações altas em determinados estilos de jogos, ou até mesmo por indicações de outros atletas conhecidos nos meios competitivos, e boa parte desses jogos possuem sistemas de ranqueamento que facilitam a notoriedade dos mais habilidosos. Um dos jogos mais notórios nesse mundo movimentado de competições é um de gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), o famoso League of Legends (conhecido como Lol ou lolzinho), que por meio das transmissões das competições do CBLol veio ganhando o seu respectivo lugar, com multidões assistindo simultaneamente. Para se ter uma ideia o cenário de Worlds 2022 (um dos campeonatos de Lol) possui 24 equipes, classificadas em 11 competições.

Rotina e principal Inspiração

Segundo o atleta de League of Legends (Lol) Willian Portugal, conhecido também como Tyrin nas mídias sociais, a rotina de treinos pode ser considerada longa e cansativa, mas repleta de novos desafios. “Sobre a rotina de alguns times, não existe uma “receita pronta”, cada um acorda em horários distintos, eu geralmente acordo as 9 h da manhã, jogo um número considerável de partidas ranqueadas e a partir das 14 h começa o treino com o time, e vai até umas 20h”, relata Willian. A pressão nos campeonatos é alta, por conta da plateia e da expectativa do resto dos integrantes do time.

Willian conta que prefere manter-se focado no jogo para não se descuidar. “No meu caso, não penso muito na parte dos telespectadores, tento dirigir meu foco ao máximo no jogo”, revela o atleta.  Alguns competidores acabam entrando no ramo por conta de incentivos ou por amor ao jogo em questão, com William não foi diferente, ele sempre teve o apoio dos primos mais velhos. “Meus primos mais velhos me apresentaram o LoL quando eu tinha 11 anos, desde então nunca parei de jogar e fui para campeonatos por conta da minha natureza competitiva”, pontua Willian.

 É bem comum achar várias inspirações, e o atleta Faker cumpre tal papel, ele inspira diversos fãs de Lol ao redor do mundo. “Como um jogador profissional me inspiro no Faker, que é considerado o maior jogador de Lol da história ainda em atividade, inclusive e fazer parte da comunidade é muito gratificante para mim”, conclui Willian.

Comentários

comments

By admin

987 thoughts on “Conheça a rotina de um atleta de e-Sports”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *