Bolsonaro capa

Mesmo com chuva o ato reuniu os manifestantes na Praça Barão do Rio Branco

Por Amanda Nunes Stefaniak e Andrea Borges

Após ser bem recebido por muitos paranaenses no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na manhã da quarta-feira (28), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) partiu à tarde para Ponta Grossa, cumprindo sua agenda política.

Jair Messias Bolsonaro é um político que vem chamando atenção na mídia pelas declarações polêmicas e contundentes. Mesmo atraindo muitos ponta-grossenses durante sua passeata, o que chamou muita atenção nas redes sociais foi o manifesto contra a visita do deputado.

Com participação de representantes das minorias sociais, às 17 horas, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, foi realizado um ato em repúdio à vinda do político. Pessoas de diferentes entidades que não apoiam a candidatura do deputado se reuniram para lembrar seus direitos e defender as instituições sociais.

Abaixo de chuva o evento teve acompanhamento da cavalaria da polícia e a organização desde o início alertou os manifestantes do cunho pacífico da reunião. Representantes das entidades usaram do microfone para levantar suas bandeiras com palavras de ordem e defesa de suas opiniões.

Fabio Bacila faz parte da secretaria de formação do PSOL e é membro do movimento palestino. Além de ser um dos organizadores do evento ele esclarece os motivos de estarem protestando contra a chegada de Bolsonaro. “Nas falas dele, o racismo, homofobia, preconceito e machismo estão presentes. Por isso, é bom deixar claro que esse ato não é apenas para as minorias, mas para todas as classes que apoiam os direitos humanos. Temos que fazer o ato em destino às redes sociais como meio alternativo de divulgação, agora a eficácia disso eu não sei, porque parece que as pessoas estão surdas a argumentos alheios, elas mantêm o mesmo posicionamento, isso é fascismo: um pensamento único”, explica.

LGBT

Já para Amazonas Antônio Jesus Batista Junior, representante da comunidade LGBT não foi surpresa a visita do pré-candidato. “Eu iria me surpreender se ele não tivesse apoio aqui, pois Ponta Grossa é uma cidade conservadora”, diz. De qualquer forma, ele considera o protesto essencial. “Ainda mais devido ao posicionamento do Bolsonaro contra a minha classe, que envolve LGBT, terreiro e quilombo, então não faço mais do que a minha obrigação vindo aqui protestar. Infelizmente, a população não sabe perceber a importância desta ação, só sabem reconhecer o julgamento, é mais fácil os que estão fora do movimento julgar do que apoiar”, conta Amazonas.

 Feministas

 No ato muitas mulheres levantaram a bandeira feminista, Bianca Lovato, representante e militante do movimento nacional de juventude Juntos! manifesta sua opinião sobre o candidato. “Ter um representante na política que fala que não estupraria uma mulher porque ela não merece, é totalmente revoltante. A conquista dos direitos das mulheres é resultado de lutas históricas de gerações, para ouvir de candidato à presidência que reproduz discurso de ódio e de misoginia. Bolsonaro representa o avanço do fascismo no Brasil, e isso equivale à um retrocesso gigantesco para todos”, lamenta Bianca.

Mãe de LGBT

Josi Kieras, professora e mãe de homossexual, expôs seu protesto e indignação abertamente aos participantes do ato. “A vinda do pré-candidato representa atraso para todos nós que lutamos pelos direitos iguais nessa cidade”, disse em discurso.

GUDI UEPG

Representando o Grupo de Universitários de Diversidade sexual e Identidade de Gênero da UEPG (GUDI), Brendo Carvalho, membro do coletivo, diz que o ato é pacífico e não apenas organizado por pessoas de esquerda. “Estão presentes vários indivíduos de outras perspectivas políticas, seja de direita ou de centro’’, esclarece, lembrando que o objetivo é mostrar que eles não são coniventes com a vinda do Bolsonaro à cidade. “Pois ele representa um tipo de política com valores que não podem ser aceitos dentro de uma democracia, estamos fazendo um debate de ideias instigando sempre a reflexão, mas não a violência’’, finaliza.

Bolsonaro capa1

 

Comentários

comments

1.296 thoughts on “Ato em repúdio à vinda de Bolsonaro reúne as minorias sociais de Ponta Grossa”
  1. I’m not sire eactly wwhy bbut thiss blog iis loading ver slow forr me.
    Is anyone else having this issue or iss iit a
    probldm onn mmy end? I’ll heck ack later onn and see if the problem still
    exists.

  2. Haave yoou everr consjdered about addung a littlpe bit
    mire than juet your articles? I mean, what you sayy iss fundamenntal andd all.
    Buut thiunk off iif you added some great images oor videos to give youjr posts more, “pop”!
    Your conteht is excellwnt but wioth images and videos, tis website ccould cergainly bbe one of thee gretest inn itss niche.
    Excellejt blog!

  3. Magnificnt goods from you, man. I’ve taqke not youjr sturf pror too andd you aree juist extremmely fantastic.
    I really likke what you’ve got here, cewrtainly ljke
    what you’re aying andd tthe way in whicch during which
    yyou sayy it. You are makiing it emtertaining and youu continu too cade ffor to keesp iit smart.
    I ccan nnot waut tto readd much morde from you. Thaat iss actuslly a grest web site.

  4. Hey there eceptional blog! Does runnijg a blog similsr
    to thnis requijre a mssive amountt work? I have very llittle expertise inn programmng
    however I hadd been hooping to sart myy owwn blog soon. Anyway, if youu have any recommendations or tips ffor
    new blog owqners please share. I underswtand this is offf tolpic bbut I
    sijply hadd tto ask. Manyy thanks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *