Bruno Vinicius
Desde 2012 quando o Iraty Sport Clube fechou as portas para o futebol profissional, a cidade de Irati ficou órfã de um time que representasse o município a nível estadual, o time iratiense foi rebaixado com uma campanha muito ruim, com apenas nove pontos e 1 vitória no campeonato inteiro.
Em 2013 começou o planejamento de uma retomada de projeto da Associação Iratiense de Futebol de Salão, aí o esporte iratiense começou a ressurgir, em uma volta da cidade de Ivaí onde o treinador do Dede comandava a equipe. O auxiliar do time, Arlindo, falou para Dede que deveriam voltar com o futsal iratiense, momento em que com o tempo o time foi ganhando força. Em 2014 o projeto veio com tudo, com o projeto Série Bronze, o treinador Dede, o auxiliar Arlindo e o presidente Cajão começaram a retomar de vez o futsal de Irati.
O ano de 2014 foi muito positivo para a equipe iratiense. A Assifusa conseguiu fazer uma campanha muito boa na Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal, conseguindo chegar à fase semifinal, onde o time foi eliminado pela equipe do Siqueira Campos em dois jogos emocionantes, o primeiro vencido pelo Siqueira em Irati pelo placar de 5×4 e o segundo ficou empatado em 2×2 na cidade de Siqueira Campos.
Já o ano de 2015 foi um ano muito difícil para a Assifusa, um ano que o time não começou bem a Série Prata, teve muita dificuldade durante o campeonato inteiro e terminou na sétima colocação. Havia oito equipes disputando, mas nem tudo foi ruim durante o ano e o clube conquistou os jogos abertos, fase regional, em São Mateus do Sul, indo disputar depois a fase estadual em Palotina.
Chegamos em 2016, um ano de muita expectativa por parte de todos os iratiense, já que o clube completa 10 anos de existência neste ano. E o projeto é levar a Assifusa para a Série Ouro 2017. O time está bem forte para este ano e fez bons amistosos com fortes equipes.
Na estreia da Série Prata o time bateu o Campo Mourão em casa pelo placar de 4×3. No último sábado a equipe perdeu fora de casa para o Mariópolis por 4×2 e próximo final de semana a equipe jogará em casa buscando retomar a vitória contra o Itaipulândia.
O esporte de Irati passou por muitas dificuldades durante os anos, o clube de futebolfechou as portas mas o futsal retomou e agora busca crescer cada vez mais durante os anos. Tocar um clube não é fácil, porém com o apoio de todos o esporte iratiense nunca mais ficará solitário de um time que o represente a nível estadual.