Foto: Divulgação

Atividades incluíram rodas de conversas e confecção de cartazes

Por Julio Cesar

O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa que visa promover a prevenção do suicídio e aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental. Esta campanha, que ganhou força nos últimos anos, busca desmistificar o tema e incentivar o diálogo aberto sobre emoções e dificuldades enfrentadas por pessoas de todas as idades.

Em Ponta Grossa, a Associação de Promoção à Menina (Apam), uma entidade que assiste menores carentes e crianças em situação de vulnerabilidade social, aproveitou o tema para desenvolver atividades com as crianças. 

Foto: Divulgação

O evento aconteceu nos dias 9, 11 e 12 de setembro, na sede da Apam, na região da Palmeirinha e envolveu atividades como roda de conversa, confecção de cartazes e cartas para os colaboradores da instituição, promovidas pelas educadoras sociais da casa e por alunas do segundo ano de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Para a assistente social Ana Claudia, colaboradora da Apam, “é um tema muito delicado que envolve emoções, falar sobre o assunto suicídio,  pode salvar vidas. é de fundamental importância trabalharmos estes temas com as crianças e os adolescentes, informar sobre o valor da vida e juntos construir frases de motivação,” salienta.

Leia também: Setembro Amarelo: campanha de combate ao suicídio

Segundo a Emili, de 16 anos, uma das assistidas da Apam, foi uma experiência muito boa aprender mais sobre esse assunto. “Na escola os professores não comentam muito sobre o Setembro Amarelo, e, quando falam, é algo básico e não muito explicativo,” conta. 

Foto: Divulgação

Emili ainda ressalta a importância de aliar as explicações com atividades. “A ‘tia’ desenvolve atividades que ajudam a gente entender melhor o setembro amarelo. Com as explicações e os detalhes das atividades, eu pude entender mais e tirar todas as dúvidas que eu tinha,” finaliza.

Para a pequena Letícia, de 10 anos, a experiência também foi legal. “Fizemos cartazes do Setembro Amarelo sobre motivos de viver,” conta

APAM
A Apam é mantida através de termos de colaboração com a FASPG, projetos e doações da comunidade. Toda e qualquer ajuda como doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza é sempre bem vinda. Para ajudar, entre em contato com a Apam pelo (42) 3227-6048, ou no endereço: Rua República de São Salvador 870, Ponta Grossa

Comentários

comments