Por Elder Scolimoski e Hurlan Jesus

 

Mesmo com os grandes avanços tecnológicos, os índios continuam sendo marginalizados e excluídos da sociedade. A grande dificuldade em sobreviver aumenta a cada ano, pois seu território já não mais o pertence e a classe necessita avançar áreas urbanas para conseguir comercializar seus produtos confeccionados através da arte que herdaram de sua cultura; etnia essa que se sente esmagada pela grande população que não a insere na sociedade.

As fotos retratam muito bem esta situação que o casal de índios está passando, juntamente com o filho de apenas três anos de idade. “Faz seis meses que estamos aqui na barraca, ao lado da rodoviária da cidade de Palmeira. As vendas dos balaios estão fracas, mas esperamos que melhore o movimento”, contou o patriarca da família.

Com grande frequência é observado que os indígenas buscam outros centros para sobreviver às custas de doações e esmola. O pouco que produzem não é o suficiente para obter uma renda sustentável. As grandes ameaças provocadas pelo “homem branco” contra os povos indígenas acabam fazendo com que os “donos das nossas terras” busquem novos locais de sobrevivência.

indios (6) indios (1) indios (4) indios (3) indios (2) indios (5)

 

 

Comentários

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *