Letícia Klosovski
Pode ser pelos animais, saúde ou meio ambiente. Os motivos são vários para se tornar vegetariano. Para quem não tem ideia do que estou falando, vegetarianismo é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carne.
Há diversas razões para ser adepto do vegetarianismo, começando pelo principal: milhares de animais são abatidos por minuto no Brasil, para produzir carnes, leites e ovos. A maioria destes animais são galinhas, porcos e bois, que são mortos de maneira desumana.
Podemos citar o meio ambiente como outro motivo; segundo a ONU, o setor pecuário é o maior responsável pela erosão de solos e contaminação de mananciais aquíferos do mundo. Além disso, a produção de carnes, laticínios e ovos causa a maior parte do desmatamento da Amazônia.
Se você ainda não se convenceu, temos a saúde como terceiro motivo. Diversos estudos mostram os efeitos positivos da saúde de uma pessoa quando a dieta é baseada em produtos de origem vegetal, e também associam riscos de doenças crônicas e degenerativas, como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer, ao consumo da carne.
Tornar-se vegetariano pode mudar o planeta, e o mais importante, pode mudar você.