Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini - Fotos públicas

Comunidades religiosas transcendem fronteiras geográficas para oferecer auxílio humanitário em momento de crise

Por: Julio Cesar

Em um gesto de solidariedade que transcende fronteiras geográficas, o Terreiro de Umbanda Esperança Sagrada, (TUES), e o Terreiro de Umbanda Pai José de Aruanda, (TUPJA) estenderam suas mãos amigas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Diante da devastação causada pelas recentes inundações na região sul do país, as comunidades religiosas mobilizaram esforços para enviar cestas básicas e roupas para os afetados pela tragédia.

A iniciativa reflete o compromisso dos grupos com os valores de solidariedade, fraternidade e amor ao próximo, fundamentais na prática da Umbanda. Em um momento de grande desafio para as famílias atingidas pelas enchentes, o TUES e o TUPJA, decidiram agir, demonstrando que a fé se traduz em ações concretas de auxílio e apoio àqueles que mais necessitam. Mesmo sob os ataques preconceituosos da influenciadora cristã, Michele Dias Abreu, que afirmou em uma rede social que o Rio Grande do Sul, estava sofrendo a ira divina por ter a maior concentração de casas de religiões de matrizes africanas (umbanda e candomblé), os terreiros se solidarizam com as vítimas das enchentes. 

Pai Bruno lembra que se cada um ajudar com um pouco, fica muito mais fácil para todos

Para o dirigente do TUES, o pai de Santo Bruno Grube, ” a questão da intolerância religiosa como aquela influencer manifestou, acaba sendo como um oportunismo político para tentar desestabilizar as religiões de matrizes africanas, colocando como culpados, como ira divina, que pessoas fanáticas usam para conseguir mais poder. É mais um discurso de ódio que acaba casando com interesses políticos dessa gente”, afirma.

Leia também: A Umbanda e a luta contra a intolerância religiosa

Alana Batista Costa, capitã do TUPJA, afirma que “isso ainda é resquício do racismo religioso que predomina dentro de território brasileiro. Infelizmente é algo “banalizado” que nem os órgãos que deveriam nos proteger, nos protegem”, desabafa.

Bruno Grube ainda ressalta. “As fakenews que esse povo espalha, atrapalha toda circulação de ajuda para os gaúchos, mostrando a falta de empatia com aqueles que sofrem, a falta de compromisso ético colocando esse discurso de ódio acima do sofrimento humano”. 

O Terreiro de Umbanda Pai José de Aruanda, está aceitando doações de água mineral, roupas em bom estado, alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal

A solidariedade demonstrada pelos terreiros Esperança Sagrada e Pai José de Aruanda, ressaltam a importância do apoio mútuo e da colaboração entre diferentes comunidades e regiões em momentos de adversidade. “A iniciativa do nosso terreiro é uma iniciativa humana. Somos humanos e temos a possibilidade de unir os recursos dos filhos da corrente e ajudar. Sozinho é mais complicado, mas como somos em um grande número, a ajuda fica mais facil”, conta o pai Bruno, lembrando que “certamente outros terreiros da cidade, e de outras cidades também estão se mobilizando. Várias outras religiões também estão se comprometendo com essa causa”, finaliza. 

Alana Costa, conta que a iniciativa de se mobilizar na ajuda aos afetados das enchentes do RS, tem uma outra motivação. “Somos de uma família gaúcha. Nossos parentes foram diretamente afetados com as enchentes e perderam tudo. Para ajudar, mantemos uma vakinha direta para eles e estamos arrecadando água mineral, roupas em bom estado, alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal, para doar aos demais necessitados”, completa.

Enquanto as equipes de resgate e assistência continuam a trabalhar incansavelmente para mitigar os impactos das enchentes, a solidariedade demonstrada pelo TUES e TUPJA, oferecem um raio de esperança e conforto às vítimas, lembrando-as de que não estão sozinhas em sua luta para reconstruir suas vidas.

SERVIÇO
Para fazer parte desta corrente do bem, deixe suas doações no TUPJA ou no TUES
Terreiro de Umbanda Pai José de Aruanda
Rua Comendador Miró, 143, Centro.
Instagram: paijoseterreiro
Deixe sua doação nos dias de gira; Gira Fechada, quartas (somente para os médiuns) e sextas (aberta ao público) às 19h30. Para outros dias entre em contato pelo (42) 99147-3125 (Alana)

Terreiro de Umbanda Esperança Sagrada
Rua Aleixo Garcia, 313, Oficinas
Instagram: esperancasagrada 
Giras: Sextas-feiras às 20h (aberta ao público) e sábados às 18h, (somente para médiuns).
Contato: (42) 99873-6887 – Pai Bruno.

Comentários

comments