Foto: Mariane Schefer
Foto: Mariane Schefer

Na última quinta-feira, 9 de junho de 2016, na Semana do Meio Ambiente foi realizada uma palestra no Auditório da Unidade II da SECAL. O evento tratava-se do Direito Ambiental e Jornalismo e a palestrante era a professora Giovanna Paola Ribas.

Na palestra, ela comentou sobre os quatro princípios do meio ambiente. Falou que um dos órgãos que trata do meio ambiente é o CONDEMA (Concelho Municipal de Meio Ambiente). Vale também destacar o enfoque nos problemas ambientais, pois a cidade de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais estão sendo prejudicados pela poluição.

Ela também citou trechos da Constituição, demonstrando que todo cidadão “tem direito a informação ambiental” (Lei 10650), também é importante a participação da população nas audiências públicas, com direito à discussões e decisões ambientais.

A reclassificação do Rio Tibagi foi outro tema abordado e também foi discutido sobre a situação do Aterro Sanitário, que é irregular, possui lixo a céu aberto e a Prefeitura burlou um contrato, renovando para transformar numa usina técnica que queimaria o lixo reciclável, desagradando a classe dos catadores. O aterro pode chegar ao fim em dezembro desse ano.

A região do Botuquara pode se transformor num lixão, o Ministério Público já tem um projeto para acabar com os lixões rapidamente. O certo é a usina funcionar junto com o aterro para diminuir a quantidade de lixo, também é importante os medicamentos, pilhas, lixos eletrônicos e baterias serem recolhidos pelas empresas e os deveres principais de todos é a reciclagem e a preservação ambiental, que ajudará a acabar com a poluição e os problemas ambientais.

Comentários

comments

One thought on “Questões ambientais, por Gabriel Felipe Fonseca”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *