Foto: Heros Fagundes

Geovani Correia

Fotos de William Martins, João Paulo Martins, Flávia Regina e Heros Fagundes

Com um leque de opções de olhares para o “Espaço urbano” a oficina da primeira noite da Semana do Meio Ambiente da Secal movimentou alunos do quinto ano do curso de jornalismo na busca por imagens significativas na percepção de cada um. Os registros caminharam pelas ruas da cidade e, em diferentes cliques, captaram a leitura fotografica da noite.

As fotos foram tiradas com naturalidade e acompanhando o objetivo de traduzir em imagens o encontro com o cotidiano. Como um observador, pudemos observar a agilidade e a criatividade na captura dos detalhes que se alteram em cada passada. As fotos mostraram o lixo e a poluição visual que se encontram, infelizmente, escancarados em meio  as más condições de preservação ambiental.

Ainda registram calçadas mal tratadas e que podem ser motivos de acidentes. Também notei a beleza natural do verde das árvores das praças, as luzes verdes que iluminam o ambiente. Com fotos bem naturais, os acadêmicos mostraram os diversos detalhes nas fotos como a sujeira das calçadas, como as pessoas passeando à noite com seus animais.

Em espaços com muitos detalhes naturais, vi nas fotos a busca por algo diferenciado que chamasse a atenção. Algo como os movimentos de carros, catadores de lixo que na noite buscam seu sustento. Os cachorros que perambulavam pelas ruas. Mais um dado interessante foi a quantidade de fotos de sacos de lixo que vi capturadas. Os alunos foram atraídos pela grande quantidade de imagens. Encontraram – se em diferentes situações. Mas sempre voltavam o olhar para a poluição ambiental, tema da semana.

Apenas ficou no registro do cronista a ausência de um número maior de fotos do ambiente urbano em seus detalhes. Mas, num balanço geral, ficou o prazer do encontro com a noite e os alunos em sua procura pela melhor imagem. As fotografias foram tiradas e mais direcionadas para o lado ambiental, ou a perspectiva que se aproxima do olhar da semana do meio.

Comentários

comments

2 thoughts on “Fotografias naturais do espaço urbano são destaques entre os acadêmicos, por Geovani Correia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *