Por Kamila Ferreira

Satisfazer todos os desejos de compra não tem sido uma opção para quem quer economizar, aliás, há quem já teve que deixar de comprar alguma coisa para pegar outra ou acabou esquecendo de levar o básico por conta da correria do dia a dia.Muitas vezes essa falta de planejamento acaba dificultando a rotina de quem faz a famosa compra do mês. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma família brasileira costuma gastar, em média, cerca de 40% a 50% do salário em compras no supermercado, comprometendo o orçamento doméstico e pesando no bolso do consumidor.

A melhor estratégia para gastar menos

Ter um dinheiro extra sobrando é o sonho de qualquer brasileiro, mas em tempos de crise fica cada vez mais difícil ao ter o salário contado para cada gasto. No entanto, algumas dicas podem fazer grandes diferenças na hora das compras.A economista Ana Alves falou sobre o assunto. “Estamos vivendo um período de inflação muito difícil no Brasil, vamos ao mercado e nos deparamos com preços extremamente altos e o que podemos fazer é tentar driblar essa situação”, explicou.

Ela ainda dá dicas essenciais para quem quer organizar as contas do mês e sair do mercado aliviado. “Existem alguns fatores importantes que nós como consumidores podemos ter como cuidados para evitar gastar mais que o necessário, tais como, sempre ir ao supermercado com uma lista dos produtos essenciais, tentar comprar em atacados onde o preço é mais em conta e onde podemos ter um desconto considerável se levarmos produtos em maiores quantidades. Outra dica é nunca ir ao supermercado com fome, já que nos sentimos mais tentados a levar itens desnecessários.Uma última sugestão importante é procurar por produtos substitutos, já que, nem sempre podemos levar aquele item que gostamos ou aquela marca que já conhecemos, e um exemplo bem conhecido é a margarina e a manteiga”, finalizou.

Como o consumidor faz?

Maria Dalila, uma senhora de 72 anos, veterana em compras de supermercado, conta sua estratégia de programação para levar apenas o necessário sem gastar muito. “Eu sempre procuro fazer a comparação dos preços entre um mercado e outro, como moro com meu filho ele sempre me ajuda no quesito de pesquisar onde está havendo ofertas. Busco também fazer uma lista antes de sair de casa para não haver imprevistos na hora da compra e acabar esquecendo de levar algo”, comentou.

Comentários

comments

By admin

1.101 thoughts on “Economista dá dicas de como economizar no supermercado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *