Por Gabriel Guachineski

É muito comum nas cidades brasileiras, à nomeação de ruas, praças, parques, entre outros, com homenagens a renomes ilustres. Na cidade de Ponta Grossa não é diferente, inclusive o município tem pessoas históricas que nomeiam avenidas importantes, um exemplo é Ernesto Vilela, o qual foi prefeito do município por 12 anos, entre 1896 e 1908 e Theodoro Rosas, que fez parte da gente rica e influente que formava a elite de Ponta Grossa no início dos anos 1900.

Gabriel Guachineski 1

 

Fotos de Gabriel Guachineski AGO/2020
Fotos de Gabriel Guachineski AGO/2020

Porém, há outros nomes menos conhecidos que também foram importantes para a cidade. Separamos alguns deles. Confira:

VENDELINO DITZEL

Vendelino Ditzel, nascido na cidade de Ponta Grossa em 09/06/1949 de veio de tradicional família alemã e desde criança morou no bairro Oficinas, na região da Colônia Dona Luiza. Quando jovem, trabalhou na extração de areia onde seus pais eram proprietários. Tornou-se sócio proprietário e ali trabalhou a vida toda, tirando o sustendo de sua família e ajudando a construir Ponta Grossa, extraindo areia do Rio Tibagi. Muito católico e membro da diretoria da Igreja São Vendelino, ajudava a promover festas e eventos na comunidade, como os tradicionais churrascos da igreja, sempre com muita fé e responsabilidade. Torcedor fanático do “fantasma da vila”, sempre acompanhou os clássicos “OPEGUA” (Operário x Guarani).

Vendelino Ditzel faleceu em 21/02/2010, deixando muitas saudades a sua esposa, cinco filhas, netas e genros.

A homenagem com nome de rua foi feita em cerimônia realizada em 24/09/2018, pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, na gestão do Prefeito Marcelo Rangel. A rua está localizada no bairro Cará-Cará.

Gabriel Guachineski 5

      Fotos cedidas por Ana Paula Ditzel

 JOÃO DE MATTOS COSTA

João nasceu em 30 de outubro de 1929, no Benfica, município de Palmeira. Aos 17 anos começou a trabalhar na Rede Ferroviária Federal permanecendo por 35 anos. Casou-se em 1952 com a Senhora Ophelia Schmidt Costa. Moravam na Colônia do Lago, município de Palmeira e tiveram 10 filhos. Em 1958 foi transferido para trabalhos no antigo local Turma Velha no Cará-Cará, em que chegou a ocupar cargo de Supervisor de Linha. Na localidade Turma 34, também no Cará-Cará, foi líder comunitário, e ocupou a diretoria da capela São João Batista por um longo tempo.

Teve participação no futebol da cidade, com a fundação do time União Cará-Cará, juntamente com seu grande companheiro Francisco Maia. Também foi juiz de futebol. Fundou o campo de futebol suíço, onde hoje está situada a Creche Augusto Canto Junior. Foi um dos primeiros a adquirir lotes da Vila de Ferroviários, onde hoje está o centro do bairro. Tinha muitos sonhos em benefício ao bairro Cará-Cará, que infelizmente foram interrompidos em 13/03/1982. Deixou além de saudades um exemplo de vida para todos os que o conheceram.

As memórias e boas recordações são compartilhadas pelo neto dele, o estudante de jornalismo João Vitor Ferreira Maciel. São fotos e relatos de uma história dedicada ao crescimento de Ponta Grossa e da comunidade do bairro Cará-Cará, além de fazer parte da história da Rede Ferroviária Federal. A rua que recebe a homenagem, está localizada no Jardim Amália, bairro Cará-Cará e data da gestão Pedro Wosgrau Filho, de 2012.

Gabriel Guachineski 3

Imagem de Google Maps JUN/12; Foto cedida por João Vitor Ferreira Maciel

ISAIDE APARECIDA MACIEL

Isaide nasceu em Ponta Grossa, no dia 03 de novembro de 1958 e morou por 54 anos no Núcleo 31 de Março, onde formou sua família e história. Foi mãe de três filhos, um grande exemplo de mãe e avó, trabalhou como funcionária pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa durante 25 anos e foi muito respeitada por todos até o fim de seus dias.

Isaide Aparecida Maciel faleceu aos 54 anos no dia 10 de fevereiro de 2013, deixando muitas saudades a todos os que a conheciam, sendo jus à homenagem prestada, deixando viva sua história.

A rua que recebe a homenagem da senhora Isaide Aparecida Maciel, está localizada no conjunto habitacional Costa Rica, no bairro Neves, sendo uma das principais vias de acesso ao conjunto.

Em uma cerimônia cheia de emoção, uma de suas filhas, Viviane Aparecida Maciel, recebeu em 01 de setembro de 2015 no Cine Teatro Ópera, gestão Marcelo Rangel, com grande orgulho a placa em homenagem à mãe.

Gabriel Guachineski 6

Fotos cedidas por Viviane Aparecida Maciel

Comentários

comments

By admin

694 thoughts on “Conheça três ruas de Ponta Grossa que homenageiam pessoas simples”
  1. Thanks for the good writeup. It actually was once a leisure account it.
    Look complex to more added agreeable from you! By the way, how could we keep up a correspondence?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *