Por Elisângela Schmidt

Em Ponta Grossa o modelo ganhou popularidade nos últimos anos

As casas colaborativas, como o próprio nome sugere, são espaços criados para compartilhar ações e projetos com uma administração coletiva. Em Ponta Grossa, o modelo ganhou popularidade com a abertura da Casulo Casa Colaborativa em setembro de 2019, inspirada em outros locais semelhantes e conhecidos por esse tipo de administração, como é o caso da Casa Jardim Secreto (São Paulo/SP) e Casa 102 (Curitiba/PR).

Inaugurada meses antes da pandemia começar, sua abertura mostrou a possibilidade de haver um lugar comunitário. A casa localizada no centro da cidade se tornou conhecida rapidamente com a administração das idealizadoras Bruna Dalzotto e Tatyla Barreto,e com o passar do tempo, de outras pessoas que vieram a compor o coletivo. Comsalas para locação, espaço para exposição de trabalhos artesanais e artísticos, um café e um jardim, o local tomou forma e tornou-se um lar para muitos. Eventos com bandas, saraus, encontro de outros coletivos marcaram presença na Casulo. “A proposta da casa sempre foi a de criar conexões. Idealizamos espaços para receber pessoas e atividades coletivas, focados na interação, trocas de experiência e desenvolvimento de projetos conjuntos. A ideia era que a casa estivesse sempre movimentada, com pessoas reunidas para criar, produzir, trocar experiências. E de ser palco para que artistas locais pudessem expor seus trabalhos autorais e de forma independente.”, contou Tatyla.

Depois dela outros projetos começaram a se reconhecer como colaborativos. Foi o caso da Casa Florescer, fundada por Annelise Moya Teixeira e inaugurada em fevereiro de 2021, com propósito de fornecer práticas de yoga para crianças e adultos. Em julho, outras mulheres passaram a compor a equipe e ampliar as prestações de serviços. Desde então a casa vem procurando uma forma ideal de administrar o local de forma colaborativa.

Por não haver um regime próprio de administração mais simples para espaços caracterizados como colaborativos. Um dos grandes desafios é como realizar essa organização, em relação a divisão de orçamento, despesas, funções, etc. Ao menos foi esse o principal obstáculo que Annelise Teixeira encontrou ao começar as atividades na Casa Florescer. “Eu ainda estou entendendo se a casa vai conseguir caminhar como colaborativa, como era o meu intuito, o meu desejo. Mas não sei dizer se neste momento a casa funciona de forma colaborativa. Eu acabo mantendo uma porcentagem muito grande. As meninas que estão junto têm o mesmo intuito, mas ainda não conseguimos equiparar essa relação de contribuição.”, explicou Annelise.

No caso da Casulo, além de um modelo desafiador de negócio, outro contratempo surgiu: a pandemia.  Manter um espaço que foi criado para fazer conexões de forma coletiva. Com o tempo o coletivo perdeu força e os sócios acabaram saindo, permanecendo apenas a Tatyla na gestão do local em 2021. “Os desafios foram muitos, principalmente em um período que nos forçou a funcionar de modo oposto ao propósito da casa, sem poder reunir pessoas. Dentre os maiores desafios posso citar a dificuldade em gerenciar um modelo de negócio com foco no compartilhamento de recursos, pois nossa sociedade não foi preparada para isso. Apresentar um novo conceito e entender como funciona na prática é bastante desafiador, pois o “natural” é que as pessoas coloquem seus interesses individuais como prioridade.”, contou Tatyla. Em 29 de novembro a Casulo anunciou o encerramento de suas atividades, mas a idealizadora continua acreditando na proposta. “No momento o coletivo se diluiu e cada integrante optou por seguir com seus projetos pessoais. Eu, Tatyla, particularmente continuo acreditando na proposta. Já tenho muitas ideias e o desejo de continuar criando projetos que fomentem as economias alternativas, seja no formato de casa colaborativa ou em outro formato.”.

Comentários

comments

By admin

697 thoughts on “Casas colaborativas são desafio de um novo modelo de negócio”
  1. Right here is the rkght sire for everyone whoo hops to understwnd this topic.
    You realize sso much itss almost hard tto
    arggue with you (not that I personally will need to…HaHa).
    Yoou definitely pput a fresh spin oon a subject that has
    bewen written about for decades. Wonderful stuff, just wonderful!

  2. Hello, you used to write excellent, but the last several posts have been kinda boring?K I miss your great writings. Past few posts are just a little out of track! come on!

  3. Great – I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all the tabs and related information ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, web site theme . a tones way for your client to communicate. Nice task..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *